quarta-feira, maio 21

Fotos de Movimento Congelado
Como fazer fotos com movimentos que nos da a impressão de movimento congelado...
Muito boa essa dica!
As fotos com paralisação e movimento permitem que você preserve um momento rápido emocionante, de modo que depois você possa visualizar o movimento muitas vezes. A técnica mais comum é usar alta velocidade de obturador. Movimentos em ângulos retos e movimentos em close são os mais difíceis de paralisar. Movimentos em diagonal, em direção à câmera ou se afastando dela e movimentos distantes são mais fáceis. Determinados tipos de movimento têm um ponto culminante um instante sutil em que o movimento quase para. Basta estar atento para apertar o disparador no ponto culminante.
Para criar sensação de velocidade, como na foto abaixo, acompanhe o movimento do assunto com a câmera. O assunto sairá nítido e o fundo, borrado.

quarta-feira, maio 14

Tecnicas para uma boa fotografia

Fotografia é uma coisa muito legal e relaxante, que sempre gostei muito de fazer. Sei que muita gente também gosta, mas não tem muita noção dos fatores técnicos envolvidos, então vou mostrar algumas tecnicas que aprendi. É claro, que não precisa ter uma câmera profissional, em qualquer câmera compacta, terá condições de explorar um pouco mais dessas técnicas.

1) Sensibilidade do filme ou sensor
Este é o famoso ISO.
Quanto maior o número, mais sensível à luz. Em filmes, grãos maiores.
a) Quanto maior é o número, menos luz você precisa para ter uma imagem visível capturada. Por outro lado, a imagem é menos precisa.
b) Quanto menor, mais luz você precisa para ter uma imagem visível. Por outro lado, a imagem é mais precisa.
2) Obturador
Essa é a pecinha que controla o abre e fecha da cortina que cobre a passagem de luz para o seu filme/sensor. Durante todo o tempo essa passagem está fechada. No instante da captura da imagem ela se abre, fica um tempo aberta para que a luz possa entrar, e depois fecha.
O tempo que ele permanece aberto, conhecido como tempo de exposição, ou seja, o tempo durante o qual o filme permanece exposto à luz. Quanto mais tempo a cortina fica aberta, mais luz chega no filme/sensor.

3) Diafragma
Outro mecanismo que controla a entrada de luz. Além da luz, também influencia a profundidade de campo em foco. A lente objetiva de sua câmera é, na verdade, um conjunto de lentes. Cada uma delas corrige uma coisa diferente. Essa objetiva é um cilindro. O diafragma vai regular essa abertura. Pode deixar só um circulozinho minúsculo lá no meio ou pode deixar todo o diâmetro da lente aberto (é claro, tem posições intermediárias). É claro saber que abertura menor passa menos luz e abertura maior passa mais luz. Daí você usa esse parâmetro, junto com os anteriores, para saber como está a sua exposição.

4) Distância focal
Quanto maior a distância focal, mais fechado é o ângulo de visão. Quanto menor, mais aberto. Para fotografias comuns, usa-se normalmente, distância focal de 28mm, 35mm, 50mm... 80mm já começa a dar uma aproximação maior. 125mm é muito comum para retratos de rosto, pro fotógrafo não precisar colocar muito na pessoa.


Foto tirada pelos alunos
de Mídia Eletrônica da Assesc
no centro de Florianópolis.